sábado, 8 de junho de 2013

Eliminatórias da Copa do Mundo 2014 - Parte 1: Concacaf

A Copa do Mundo está chegando e o Brasil está correndo para fazer a melhor copa de todos os tempos. Mas para não perder o costume quero fazer antes de começar a competições e eu fazer minhas tentativas de acertas os classificados e o Campeão, vou tentar acertar quem serão as 32 seleções que se classificaram para a copa.

Mas antes de errar feio de novo, vou explicar um pouco como funciona cada uma das eliminatórias e contar um pouco de cada uma seleção que ainda está nessa disputa.


Na América do Norte e Central (Concacaf) são afiliados à entidade 35 seleções, na primeira fase, o torneio tem cinco confrontos eliminatórios entre as dez seleções piores colocadas da Concacaf no ranking mundial da Fifa. Os times se enfrentam em jogos de ida e volta e os cinco vencedores de cada confronto avançam para a segunda fase.

Na próxima etapa, os cinco classificados se juntam a mais 19 seleções melhores colocadas no ranking. Os 24 times então são divididos em seis grupos de quatro. As equipes jogam entre si dentro das chaves e as melhores de cada grupo avançam na competição.

Na terceira fase, os seis classificados se juntam às seis melhores seleções da Concacaf no ranking mundial, formando três grupos de quatro. Desta vez, os dois primeiros colocados de cada chave avançam à fase final.

Na última etapa do classificatório, todos jogam entre si em grupo único. Os três melhores se garantem no Mundial. Já o quarto colocado joga uma repescagem contra uma seleção de outro continente. O confronto, decidido em jogos de ida e volta, define mais um classificado à Copa.

 Atualmente essa eliminatória está na etapa final com 6 seleções, são elas: México, Panamá, Costa Rica, Estados Unidos , Honduras e Jamaica, todas elas ocupando os seis primeiros lugares do Ranking da CONCACAF.




A Seleção do México atualmente está em 17º no Ranking da FIFA e o 1º no Ranking da CONCACAF, ela já disputou 14 Copas do Mundo, sendo duas delas em seu próprio território, em 1970 e 1986, em ambas obteve seu melhor desempenho,  6º lugar. Seu melhor resultado em Copa das Confederações também foi em seu território, em 1999 ganhando a final contra o Brasil.



Essa pode ser a primeira Copa do Mundo que a Seleção Panamenha disputará se continuar na zona de classificação, apesar de uma seleção em ascensão ainda não consegui uma classificação, chegou perto em 2009 se classificando para a última fase da eliminatória, porém não ganhou nenhum dos 10 jogos disputados e ficou em último, não se classificando. A Seleção do Panamá está atualmente em 43º e 3º nos Ranking da FIFA e CONCACAF respectivamente.






A Seleção da Costa Rica está logo atrás do Panamá, em 4º no Ranking da CONCACAF e em 48º no da FIFA, ela já disputou três Copas do Mundo, em 1990, 2002 e 2006, obtendo a melhor colocação em 1990 no México, chegando às Oitavas-de-final, sendo derrotado pela antiga seleção da Tchecoslováquia por 4x1.




A Seleção de Honduras participou de 2 Copas do Mundo, em 1982 e 2010, não passando da primeira fase em ambas, sem sequer ganhar um jogo. Porém em 2001, foi a Seleção hondurenha a responsável a eliminar o Brasil da Copa América, apesar de não fazer parte da Conmebol, eles foram convidados a participar dessa competição.







A Seleção Jamaicana está atualmente em 49º e 5º nos Rankings da FIFA e CONCACAF respectivamente, disputou apenas de uma Copa do Mundo em 1998 na França. Seu melhor resultado no futebol foi a medalha de prata nos jogos Pan-americanos no Brasil em 2007.





A Seleção que chegou mais perto de ser Campeão das seis equipes citadas foi a dos EUA, em sua primeira edição em 1930, eles ficaram junto com a Iugoslava, ambos perderam por 6x1 de seus rivais na Semifinal, em 3º lugar. A Seleção dos EUA já participou de 9 Copas do Mundo, atualmente está em 2º no Ranking da CONCACAF e em 28º no Ranking da FIFA.



Agora é esperar até o dia 15 de Outubro para saber quais das 3 ou 4 seleções das 6 acima se classificarão para a Copa do Mundo aqui no Brasil, se você quiser acompanhar é só acessar o site da FIFA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário