quarta-feira, 17 de abril de 2013

Campanha Sangue Corinthiano, sempre um Sucesso!



                A campanha de doação de sangue, Sangue Corinthiano, foi idealizada pelo torcedor do Corinthians e doador Milton Oliveira em 2008. Doador desde 2005, Milton criou uma comunidade no Orkut (Dia de Corintiano doar Sangue, http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=53429090) e com o apoio dos amigos a aceitação foi grande, que teve até que criar um próprio site para a campanha (www.sanguecorintiano.com.br), nele o torcedor pode se cadastrar, ver fotos e vídeos dos eventos.

Milton Oliveira teve a ideia vendo uma torcida rival fazendo uma campanha similar. “A ideia surgiu em julho de 2008, eu estava em casa vendo jornal e eu vi uma ação da torcida organizada do palmeiras de doação de sangue, eu pensei poxa, se fosse palmeirense eu ia doar com o maior orgulho do mundo. Mas bom, não sou palmeirense e nem de torcida organizada, nunca ia ficar sabendo de uma campanha dessa forma.
                Então a ideia surgiu de criar uma campanha que atendesse todo tipo de torcedor, torcedor de torcida organizada, que vai ao estádio, que não vai ao estádio, mas todo o torcedor corinthiano, se os palmeirenses estão fazendo isso, pelo amor de Deus, a gente tem que fazer. Estamos ai na luta, são cinco anos, tem dado muito certo, a torcida abraçou a causa, ela sabe que é uma iniciativa dela, que depende dela para dar certo e eu acho que esse é o maior segredo da campanha.”

A primeira doação promovida pela campanha, foi realizada no dia 07 de Setembro de 2008, onde centenas de torcedores colaboraram com a iniciativa, a partir da segunda edição se espalhou pelo Brasil, em diversas cidades e até no Japão com a ajuda da Fiel japonesa.

No primeiro dia da edição desse ano, que aconteceu dia seis de abril, centenas de torcedores, prestigiaram a campanha, mas não apenas torcedores do Corinthians, teve também torcedores de outros times, como é o caso de duas palmeirenses.

Torcedoras do Palmeiras prestigiam campanha Sangue Corinthiano (Foto: Rafael Leal)

“Tem um colega nosso no trabalho que ele falou que participava desse projeto e a gente achou bonita essa ação, a gente perguntou se tinha algum problema ir com outra camiseta e ele falou que não tinha problema, que lá é todo mundo igual. É isso que a gente pensou, mesmo se aqui não fosse dia do Corinthians, se tivesse todo mundo sem camiseta (de clube), é todo mundo é igual, o sangue é igual de todo mundo, então é mais por diversão, ver como é a reação das pessoas, mas a gente veio por causa da ação, de ajudar alguém.” – Najara Peres, palmeirense.

“Geralmente a gente vê torcida de time fazendo bagunça, quebrando coisa, e mostra que não é só isso, que a gente pode utilizar uma torcida de um time para fazer uma coisa muito maior pela vida.” – Jéssica Laura Fernandes, palmeirense.

 Quem também esteve presente no primeiro dia foi o Ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanches. 
Ex-presidente do Corinthians,
Andrés Sanches (Foto: Rafael Leal)

             “É minha oitava vez que venho doar, acho que é uma das ações mais bonitas no Corinthians e feita pelo torcedor, e acho que é importante não só para o Corinthians como para o Brasil todo... Nós temos tantos problemas nesse país, se cada uma der um pouquinho, melhora bastante. Acho que hoje, o Sangue Corintiano é a segunda (ação) que mais doa, só perde para os Bombeiros, então é importante, e importante mais é engajar as outras torcidas para ajudar o próximo.”


A edição desse ano em São Paulo aconteceu no hemocentro da Fundação Pró-Sangue no Hospital das Clínicas, entre os dias 6 e 13 de Abril, contou com a presença do ex-presidente do Corinthians Andrés Sanches, do ex-jogador Biro-Biro, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, do Badauí  e Japinha da banda CPM22, mais vários famosos e é claro com milhares de corintianos.

Até esse pobre radialista/jornalista, que aqui escreve, aproveitou para doar sangue e ajudar um pouco quem precisa.
Escritor desse blog, Rafael Leal doando sangue.





Nenhum comentário:

Postar um comentário