segunda-feira, 8 de abril de 2013

Virtualidade real ou Realidade virtual?



Craque virtual Allejo
Sempre gostei de esporte, principalmente do futebol, acompanho os jogos pela televisão, pelo rádio ou nos estádios, e hoje pela internet e smartphones, praticava na escola, na faculdade ou no fim de semana com os amigos e jogo no vídeo game ou no computador. Um dos primeiros jogos de futebol virtual que me lembro de ter jogado foi o Superstar Soccer no Super Nintendo, comparando com os jogos de hoje, os gráficos eram muito simples e dava muitos “bugs”, falhas durante o jogo, mas para época era “fantástico”, e quem ajudou o jogo se tornar tão famoso, foi seu grande artilheiro, o atleta Allejo, era o melhor jogador do jogo, seria um Pelé do futebol virtual, mas ele não existe de verdade, foi uma invenção da empresa do jogo, a Konami, que não comprou os direitos de imagem dos atletas reais, portanto teve que criar todos os jogadores.

            Mas também não posso me esquecer de quando jogava o FIFA 98 com um amigo meu, sempre queríamos jogar juntos no mesmo time, mas como eu sou corintiano e ele palmeirense, acabávamos escolhendo o Flamengo, não lembro por que razão o Flamengo, mas me lembro que tinha muitos Souzas e Silvas no time, mas nenhum Junior Baiano ou Romário.

Esses jogos de videogame que simulam os esportes da vida real, sendo estilo Winning Eleven, jogo de futebol em que o jogador participa da partida controlando os jogadores e escolhe as tácticas, ou estilo Football Manager que o jogador apenas escolhe os jogadores, as tácticas e controla a parte financeira do time, tem sido cada vez mais popular conforme as tecnologias vão ficando melhores, e quem pensa que são apenas joguinhos de criança está enganado, esses jogos são tão competitivos quanto os jogos reais, tem vários torneios pelo Mundo e até campeonatos mundiais.

E para mostrar que não são jogos infantis, e sim são levados bem a sério, o Football Manager é um exemplo disso, ele cada vez traz nomes e características de times e jogadores reais com cada vez mais realidade. Segundo o artigo do Márcio Guerra, tem até empresários utilizando o jogos virtuais como o FM como forma de especular jogadores reais.

Apesar de já ter jogado muitos games de esporte, de futebol ou não, estilo Manager ou não, nunca joguei o Football Manager, já joguei Elifoot 98 e Brasfoot de 2005 até a versão de 2012, similares ao FM mas com gráficos mais simples e mais fácil de ter. Por nunca ter jogado, sempre achei que o FM era apenas uma versão mais cara e com os gráficos melhores dos que já tinha jogado, pois o Brasfoot 2012 por exemplo, tem todos os jogadores dos clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e seus técnicos, mas lendo o artigo de Márcio de Oliveira Guerra, percebi  quanto o FM se aproxima do real, ele bem mais atualizado, com dados bem mais fiéis às habilidades dos jogadores reais e tem toda a comissão técnica, imagino que deve ser por isso que se tornou o jogo de Manager mais falado, e provavelmente o mais jogado do Mundo. Agora estou curioso para jogá-lo.

Além de videogames, hoje até a mídia social Facebook já tem seus jogos estilo FM em sua lista de jogos, um deles é o PES Association Football da Konami, no qual o jogador começa com um time montado e conforme vai ganhando os jogos vai ganhando dinheiro, vai melhorando o time, contratando outros jogadores melhores, participa de competições e até faz partidas com amigos do Facebook. Eu mesmo tenho jogado esse PES no Facebook e tenho gostado muito, apesar de não ter tudo o que o FM disponibiliza em seu jogo, é muito divertido.

PES AF - Jogo tipo Manager para o Facebook

Não é apenas para me divertir que tenho interesse em jogar jogos como o PES para Facebook ou o FM, eu tenho aprendido muito, e sempre aprendo com esses tipos de jogos, pois apesar de eu gostar de esporte, não acompanho tudo que se passa no futebol, e com jogos como esses, vou descobrindo jogadores que não tem tanta visibilidade e com isso aumentando meu repertório de atletas e times. 

Não é só de futebol que vivem os jogos simuladores(Manager) de esporte, o basquete, o beisebol, o futebol americano e até esportes automobilísticos também tem. Nesse último, tive uma experiência, o F1 2011 para X Box 360, e como conta Márcio Guerra em seu artigo, que o FM utiliza, entre outros recursos da disputa, a entrevista coletiva como mecanismo de avaliação de desempenho, o F1 2012 também tem esse recurso, você que controla o piloto tem uma entrevista coletiva antes das corridas e outra após as corridas.

            Analisando o artigo do Márcio Guerra junto com os conhecimentos que adquiri jogando futebol, sendo virtualmente ou na vida real, acho que apesar de estar tudo muito parecido, e acho que isso é muito bom para nós que gostamos e jogamos esses jogos eletrônicos, temos que tomar cuidado para não confundir o real com o virtual, como o Football Manager já provocou quando criou um atleta, muitos jogadores pensaram que ele existia mesmo, mas era apenas criação do jogo. Como disse meu colega William Douglas em seu texto Mais espetacular que o espetáculo, “A decepção do aluno que assiste o Avine “real” só existe por esperar do jovem um atleta idealizado por um jogo virtual. Este é o perigo que se corre ao supervalorizar o virtual e esquecer que o videogame é quem “nasceu” para copiar a realidade – e não o inverso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário